Uma Jornada de Código e Criatividade no Coração do Acre


Para Thiago Souza, programador e desenvolvedor de games de Rio Branco, a jornada com a tecnologia começou em 2019, não com a intenção de criar universos virtuais, mas com o objetivo de construir websites usando PHP. A transição para o desenvolvimento de jogos, no entanto, foi natural e impulsionada pela sua paixão pela Unity Engine. "A parte técnica é a que mais gosto, mas sem a parte criativa ela não tem sentido", afirma Thiago, ressaltando a importância do equilíbrio entre a lógica da programação e a arte de contar histórias.


Essa paixão foi colocada à prova com seu projeto autoral, "O Reino em Outro Mundo", disponível na Steam. O jogo, que está na última fase de acesso antecipado com lançamento da versão estável previsto para dezembro de 2025, quase o fez desistir. Mecânicas complexas se mostraram difíceis de executar, exigindo que ele adaptasse e simplificasse o projeto para não o abandonar por completo. "Tive que simplificar para não desistir do projeto todo", revela.

​Atualmente, Thiago não trabalha sozinho. Ele faz parte de uma pequena equipe de quatro pessoas, unidas pelo amor aos jogos, mesmo que a atividade ainda não seja a fonte de renda principal. A capacidade de adaptar jogos para diferentes plataformas, quando planejada desde o início, não tem sido um problema, o que mostra um planejamento estratégico fundamental para o sucesso. 


O Crescimento do Cenário Gamer no Acre

​Ao analisar o cenário local, Thiago observa um crescimento do movimento de jogos no Acre nos últimos anos. No entanto, ele acredita que ainda levará tempo para que o desenvolvimento de games se torne uma profissão com reconhecimento e remuneração estáveis na região. Para ele, o que falta para o Acre se destacar no cenário nacional é o apoio de investidores. "Temos várias estrelas adormecidas", ele diz, confiante de que o potencial criativo local é vasto e que o sucesso é apenas uma questão de tempo, com ou sem apoio financeiro. Ele também lamenta a ausência de um apoio mínimo para os desenvolvedores locais, o que torna a jornada ainda mais desafiadora.


​Thiago também aponta para o futuro da indústria, destacando duas tendências além da Inteligência Artificial: a programação visual, ou em nodes. Ele acredita que essa abordagem torna a programação mais acessível e facilita a manutenção do código, algo que pode democratizar ainda mais a criação de jogos.


​Para aqueles que estão começando, Thiago tem um conselho direto e realista: "tenha paciência". Ele enfatiza que o sucesso não virá com o primeiro ou segundo jogo, especialmente para quem mora no norte do país. "Essa é uma área que requer muita paciência e perseverança para ter sucesso... então não desista", conclui.


Francisco Moreira

Colunista e Jornalista- DRT 591/Ac

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Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

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