Energisa alerta sobre os riscos de trabalhar próximo a rede elétrica


De pequenos reparos a canteiros de obras, todo trabalho próximo a rede elétrica oferece riscos, seja reforma, pintura ou construção, é fundamental planejar e respeitar a distância da rede elétrica. Intervenções na rede são perigosas e devem ser realizadas exclusivamente por profissionais da Energisa. O descumprimento dessas medidas de segurança pode resultar em choques elétricos e até mesmo em fatalidades. 
Por isso, a distribuidora reforça as principais medidas preventivas que devem ser adotadas pelos profissionais do setor de construção, para evitar acidentes com a rede elétrica:  
  • Verifique sempre a distância da rede;  
  • Cuidado com equipamentos longos que podem encostar ou chegar próximos à rede, acidentes assim são comuns e geralmente graves; 
  • Contrate um profissional habilitado, que utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, é essencial para garantir a segurança durante a execução das atividades. 
Andaimes, varas, escadas metálicas e o basculamento de caçambas estão entre as principais estruturas que causam acidentes durante obras. A distância mínima entre essas estruturas e a rede elétrica deve ser de, no mínimo, dois metros na horizontal (acima) e três metros na vertical (lateral).  
 
“Os cuidados também precisam ser redobrados ao transportar objetos metálicos longos, como varas e barras, pois não é só encostando nos fios que o choque acontece, a proximidade deles também pode causar acidentes. É preciso estar sempre atento à distância da rede elétrica. Às vezes a instalação de uma antena parabólica, por exemplo, se não fizer com cuidado pode causar um acidente que pode ser fatal”, orienta a coordenadora de Segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes. 
Construções de segundo e terceiro pavimentos exigem atenção redobrada, pois ficam mais próximas da rede de média tensão. A orientação é não tocar na rede elétrica nem tentar afastá-la do local da obra. Apenas as equipes da Energisa estão autorizadas e capacitadas para esse tipo de intervenção. 
“Só o fato de estar próximo à rede já representa risco de choque elétrico. Por isso, é fundamental sempre conferir a distância segura. A mesma recomendação vale para a instalação de fachadas ou construção de telhados. O manuseio de madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia”, reforça Gabriella. 
Orientações de segurança: 
  • Instale antenas em locais seguros. Se os fios caírem perto da rede elétrica, não tente recuperar; 
  • Verifique a instalação elétrica interna com um profissional qualificado; 
  • Evite pintar fachadas com extensores metálicos ou condutores; 
  • Construção de cercas ou alambrados sob a rede sem aterramento adequado; 
  • Nunca suba em transformadores ou estruturas da rede, apenas profissionais da concessionária podem realizar esse tipo de serviço. 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento: 

  • Call Center: 0800 647 7196 
  • Aplicativo Energisa On 
  • WhatsApp Gisa: (68) 99233-0341 

Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem