Mais de 20 mil clientes são afetados por intervenções indevidas na rede elétrica no Acre


A Energisa reforça que somente suas equipes técnicas estão autorizadas a realizar intervenções no sistema elétrico.
Quando pessoas não habilitadas manipulam a rede, colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a segurança e o fornecimento de energia de todos os clientes ligados àquela estrutura.
Somente no ano passado, mais de 20 mil consumidores ficaram sem energia elétrica após intervenções não autorizadas pela concessionária na rede. Ao longo de 2024, foram 650 intervenções indevidas na rede elétrica no Estado.
Coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa Acre, Rodolfo Maciel explica que intervenções sem autorização podem resultar, inclusive, em acidentes fatais. “A rede elétrica só pode ser manuseada por pessoas altamente qualificadas e preparadas. Por isso, temos constantemente orientado a população sobre os riscos que este tipo de ação traz. Ainda assim, temos casos de pessoas que resolvem, por conta própria, mexer na rede, o que resulta em acidentes e interrupções no fornecimento de energia elétrica em determinadas regiões”, afirma.
Para atender as demandas, a Energisa mantém equipes de manutenção em prontidão 24 horas por dia para atender ocorrências em todo o Estado. O acionamento deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais de atendimento da empresa. De forma contínua, a concessionária também promove campanhas educativas sobre o uso seguro da rede elétrica.
Intervenções indevidas na rede configuram crime, conforme o artigo 265 do Código Penal Brasileiro. Nestes casos, a empresa registra boletim de ocorrência para que as medidas legais cabíveis sejam adotadas. Apesar de muitas vezes serem atitudes isoladas, essas ações geram consequências coletivas e podem provocar acidentes fatais, tanto para o autor quanto para terceiros.
Segurança em primeiro lugar
Serviços envolvendo eletricidade devem ser executados com responsabilidade, por profissionais qualificados e autorizados. Atividades como subir em postes, instalar medidores ou operar chaves seccionadoras são de competência exclusiva das equipes da Energisa, que contam com capacitação específica para realizar tais tarefas com segurança. Além de ilegais, intervenções irregulares representam sérios riscos à vida.
Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem